NOTÍCIAS
Dificuldade em argumentar na hora de escrever uma redação?
- 17 de agosto de 2020
- Postado por: Renato Pereira
- Categoria: Últimas Notícias

Professora do Unicolégio, de Araçatuba (SP), dá dicas de como ampliar o repertório cultural e tirar nota máxima na prova
O estudo de redação e dos gêneros textuais é de grande importância na escola, principalmente nos três anos do ensino médio, por conta dos vestibulares.
Segundo a professora de redação do Unicolégio Aline Cristina Garcia, 32 anos, existem competências as quais são cobradas pelas bancas examinadoras.
Uma delas é a Competência II da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que cobra do aluno a compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento no desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
“Não só no Enem, mas também pensando em outras bancas de vestibular, nós sabemos que apresentar esse repertório é muito importante. Então, eu tenho destacado o quanto faz diferença no desenvolvimento do texto, desde que seja pertinente ao tema”, explica Garcia.
Mas como criar esse repertório cultural?
De acordo com a professora, um repertório nunca é criado do zero, pois o conceito de cultura é muito abrangente, e engloba as experiências pessoais de cada um. Entretanto, consumir produtos culturais é um ótima ferramenta para expandir a bagagem de cada aluno.
“Como eles (estudantes) são muito ligados às redes sociais, eu recomendo que sigam as páginas dos ministérios e acompanhem as notícias nos maiores veículos, também para comparar as opiniões e ter uma visão mais crítica dos textos”, conta Garcia.
É preciso ter em mente a importância de analisar e refletir sobre os contextos sociais atuais e ter convicção do que está acontecendo aqui e agora, para que o texto seja atual e possua criticidade.
Aline também indica acompanhar alguns canais no Youtube que podem auxiliar os estudantes na compreensão de alguns temas, e até mesmo para ter um aprendizado mais aprofundado sobre uma temática específica.
Confira a lista de canais indicados pela professora.