Quer turbinar os estudos de literatura em casa? Descubra como!

Assim que foi decretada a quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o mundo tiveram que se adaptar à nova realidade: estudar em casa. Apesar das tarefas da escola já serem realizadas nos domicílios, a realidade trouxe toda a possibilidade de aprendizagem para dentro do lar.

Diante desse novo ambiente,  é possível turbinar os estudos sem sair de casa.

De acordo com o professor de literatura do Unicolégio Mário César Rodrigues, 59 anos, quando o aluno possui dificuldade em alguma disciplina, é preciso buscar métodos que ajudem o estudante a praticar e entender melhor o assunto.

“Isso acontece em todas as disciplinas e também com o estudo de literatura. Como todos estão em casa o dia todo, é difícil encontrar um momento de leitura em que dá para focar. Sempre existe uma distração, por isso que as atividades extraclasse são tão importantes”, explica Rodrigues.

Mas como melhorar os estudos de literatura em casa? Confira agora cinco passos que podem ajudar na aprendizagem da disciplina.

1) Orientação de leitura 

Segundo o professor, é muito importante que aconteça uma orientação de leitura, pois os alunos estão acostumados com a leitura de gêneros mais contemporâneos, os quais possuem uma estética e um ritmo de leitura diferente.

“O professor deve orientar a leitura dos alunos. Explicar o contexto histórico em que a obra está inserida, qual escola literária a obra faz parte, quais eram os objetivos do autor com a publicação. Dessa forma, o aluno consegue absorver melhor a leitura”, afirma Mário.

2) Interpretação de texto

Para que o estudo de literatura renda, é preciso exercitar a interpretação de texto. Muitos livros usados como bibliografia para o estudo da disciplina foram escritos há muito tempo.

Portanto, existe o emprego de alguns verbos e frases que não são mais usuais nos dias de hoje. Por isso, fazer exercícios de interpretação de texto pode ajudar no processo de aprendizagem tanto de gramática e redação quanto de literatura.

3) Estudo de conceitos 

Rodrigues diz que a literatura é um movimento que engloba diversas temáticas, como história, política, redação, gramática e também o estudo da ética.

Assim, ao estudar os conceitos existentes no estudo de todas as ciências que integram a literatura, o aluno construirá um repertório cultural que ajudará na análise de cada obra.

“A aula de literatura trabalha comportamento, moral e ética. Então, você tem a oportunidade de trabalhar a motivação dos alunos para que eles melhorem e também apresentar conceitos que serão usados dentro e fora da sala de aula”, reitera Mário.

4) Ler críticas literárias e assistir filmes baseados nas obras 

Segundo o professor, é importante que os alunos acompanhem os sites especializados sobre livros e outros produtos. As críticas analisam diversas obras, literárias e cinematográficas. Por isso, é importante acompanhar esses conteúdos.

Outra dica importante é assistir os filmes baseados nas obras literárias. De acordo com Mário, alguns longas-metragens não são fiéis ao livro original e é preciso tomar cuidado para não confundir as histórias.

“Muitas vezes, o filme é bom para entender a estética da obra original, entender mais sobre os personagens e sobre o enredo no geral. Porém, é sempre importante recorrer à obra original e buscar esse aprendizado diretamente da fonte. Neste caso, o livro”, explica o professor do Unicolégio.

5) Plataformas de aprendizado remoto 

O professor relata que tem indicado aos alunos as atividades do Sesc em Casa. Segundo ele, as ações na área do teatro estão abordando temáticas literárias e que podem ajudá-los a compreender melhor as obras e os desdobramentos de um livro.

A plataforma Sesc Digital também oferece programação em diversas áreas, como: Cidadania, Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Esportes, entre outros.

Serviço

Conheça a estrutura e proposta educacional do Unicolégio Objetivo

Avenida Waldemar Alves, 1.355 – Jardim Planalto

Telefone: (18) 2102-7443